sábado, setembro 18, 2004

...

Classico 2.0. Dois dias depois da conversa com o senhor australiano, estou a espera no aeroporto de Jakarta e um senhor chines aborda-me. Diz-me que tenho sorte, que vou sair daquele pais. Olho para o passaporte e vejo que e indonesio. Chines e indonesio. A comunidade chinesa na indonesia tem sido o bombo da festa do pais, nas situacoes de crise. Desde os tempos de colonia holandesa, ate a queda de Sokharno, os chineses foram perseguidos, roubados e assassinados. A ultima vez foi em 2000, em Jakarta, no bairro de Glodok. Ha umas semanas passei por la. Vi muito do destruido mas vi, tambem, muito do bem recuperado. Pergunto-lhe por esses dias. Conta-me estorias arrepiantes e de como se arranjaram para resolver as coisas. Falamos de mais coisas sobre as quais nao concordamos, da-me os seus contactos e trocamos cortesias. Foi uma optima conversa.