sexta-feira, abril 02, 2004



El Bulli é um restaurante, no Golfo de Roses na costa brava da Catalunha, perto de Girona. Tem 3 estrelas Michelin e outras qualificações idênticas. É uma ideia dos 2 proprietários, Juli Soler e do Chef, Ferran Adrià, cuja reputação é mundial e unânime. O lugar é bonito e o espaço fisíco do restaurante também, mas existem 2 coisas que chamam, ainda mais, a atenção:

A nova cozinha de 350m2. Contruída em 1993, para "ajudar e permitir" desenvolver a filosofia de "evolução contante" do restaurante. A ideia que move o (El)Bulli é a de ser um "…restaurante no mais puro sentido a nível grastronómico, entendendo a gastronomia como prazer,…"

A Criatividade. Em 1997 e a partir do (El)Bullirestaurante, a alma do projecto, surge o (El)Bullitaller.
Depois de comprovarem que era imcompatível satisfazer o nível de produção do restaurante e ao mesmo tempo, manter o nível de creatividade, decidiram criar uma oficina de investigação culinária. Começou por ser um espaço pequeno, dado o seu carácter experimental, para se tornar em 2000 num espaço de 300m2 no coração de Barcelona. Orientado por Oriol Castro e Albert Adriá (irmão de Ferran, revitalizando o velho conceito catalão da empresa familiar) têm como objectivos e filosofia a concepção da colecção anual de pratos para o (El)Bullirestaurante, trabalho que demora 8 meses. Colaboram ainda com empresas de novas tecnologias e universidades em projectos que representem um avanço a cozinha em geral. Preparam ainda, cursos, demonstrações, conferências e reportagens gastronómicas.

A "Creatividade evolutiva" parece-me uma permissa simpática para um restaurante, para além das sardinhas com groselha negra que há uns anos tinham …

www.elbulli.com